O Fundo Activo de Capitais de Riscos Angolano (FACRA), instrumento financeiro público, encontra-se na província de Benguela, com objectivo de disseminar, cada vez mais, informações sobre o seu objecto social e captar homens com planos de negócios fiáveis, particularmente empreendedores.

 

Segundo o vogal do FACRA, Teodoro Poulson de Jesus que falava hoje (quinta-feira) á Angop, nesta cidade, a referida organização é uma emanação do Decreto Presidencial n.108/12, de 7 de Junho, que está focado no apoio ás Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) angolanas, com vista a criação, expansão e inovação dos seus negócios, tanto no país como no estrangeiro.

Teodoro de Jesus adiantou que o FACRA acolhe a possibilidade de parcerias com os interessados que queiram viabilizar uma oportunidade, um plano de negócios, ou expandir o já existente..

“Há um mercado angolano, podem solicitar ao FACRA ajuda para alcançarem o seu potencial, podendo os projectos serem analisados e decididos em 30 dias”, disse expecificando que as micro, pequenas e medias empresas que receberem um investimento do fundo trabalharão de seguida em estreita colaboração com um “gestor do portfolio” que aconselha as mesmas sobre gestão, operações, bem como planeamento financeiro.

Deu ainda a conhecer que, a indicação do “gestor portfolio” acontece, porque ao conceder a ajuda financeira, o FACRA toma uma parte inferior do capital inicial, que pode ir ate 49 porcento, sem juros, subscrevendo por sua conta todo risco, entre três a sete anos de vigência do projecto, podendo repassar as suas acçoes a terceiros que mostrem interesse.

“Para candidatar-se a ajuda deste fundo, basta preparar a sua proposta e, contactar a equipa de especialistas do mesmo para fins de acessória técnica e prováveis esclarecimentos de duvidas”, frisou o vogal acrescentando que os interessados, com projectos simples, mas inovadores, podem solicitar ajuda para atingirem os seus objectivos, bem como beneficiarem de conhecimentos especializados em finanças, gestão ou marketing do produto que os consultores do FACRA podem oferecer.

Na província de Benguela, Teodoro de Jesus espera ainda interagir com o sector empresarial dos municípios do Lobito e Baía Farta, além de participação na 6ª edição da Feira Internacional da localidade, que decorre de 18 a 22 do corrente mês.

Fonte: ANGOP

Leave a Comment