Cerca de 100 milhões de euros foram disponibilizados para Angola por um Fundo Finlandês , para a implementação de projectos diversificados no país, informou hoje, em Luanda, o presidente do conselho de administração da Agência para a Promoção de Investimento e Exportação de Angola , APIEX, António Henriques da Silva.
Em declarações à imprensa , a margem do Fórum de Investimento Directo Estrangeiro, António Henriques, que não adiantou mais pormenores, explicou que o valor se encontra disponível , mas em contrapartida , o empresariado nacional não dispõe de projectos afins para apresentar a este fundo.
Por este facto, o responsável chamou a atenção para a necessidade de empresariado se estruturar da melhor maneira, por forma a conseguir corresponder às expectativas que se gera quando se fala das potencialidades de Angola”.
“É importante deixarmos de falar das potencialidades de Angola na sua generalidade e olharmos para os projectos concretos que sejam viáveis”, apontou.
A titulo de exemplo, referiu-se a um projecto que a Apiex visitou na província da Lunda Sul que integra agricultura, energia e água, indústrias conexas a agro-negócios que, pela forma como estão estruturados, se prevê que vai merecer a atenção dos investidores dinamarqueses que pretendem visitar o país no âmbito de uma mesa redonda que se realiza em Setembro próximo, e de uma câmara do comércio que terá lugar na Polónia.
“É importante mostrar pró – actividade na forma estruturada como se abordam as questões, pois o Governo não pode fazer tudo. O empresariado nacional tem que contribuir de forma pró-activa e estrutural.
Aos empresários nacionais pediu melhor estruturação dos projectos, e as associações devem ter uma base de dados que classifique os seus associados por sector de actividade e dimensões da empresa em termos de volume de negócios, para facilitar aos investidores as diferentes opções de investimento.
Fonte: ANGOP