Entre outras vantagens, sublinhou que a medida ajudará a reduzir a massa monetária fora do circuito bancário e isso dará maior eficiência ao sistema e fará funcionar a política monetária, tendo em conta que a existência de elevados recursos no mercado informal cria alguma fragilidade nos bancos.
Em declarações sobre a redução dos requisitos para a abertura de contas bancárias, o professor universitário acrescentou ser uma boa medida em termos técnicos, mas que em termos operacionais pode obrigar as instituições bancárias a redobrarem esforços para corresponder às expectativas.
Quanto à aceitação de qualquer documento válido, referiu que o maior risco consiste no aluguer de contas, o que é pouco provável, uma vez que o Executivo criou mecanismos para prevenir fraudes.
O Bankita é um acordo assinado entre o BNA e o Banco de Poupança e Crédito (BPC), Banco de Negócios Internacional (BNI), Banco Sol, Banco Comercial Angolano (BCA), Banco de Fomento Angola (BFA), Banco Keve, BAI Micro-Finanças e o Banco BIC.
Fonte: Jornal de Angola