Gestores públicos e privados das províncias da Huíla e do Namibe foram esclarecidos terça-feira, no Lubango, sobre a importância de pagamento de impostos, com finalidade de elevar a cultura financeira.
Na ocasião, Cunha Velho considerou de importante a realização desta actividade económica que visa, em grande medida, promover a cultura do pagamento de impostos e a responsabilidade fiscal dos contribuintes, no Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE).
Sublinhou que foi nesta perspectiva que se criou a AGT, como sendo uma administração tributária única que permite ter uma visão integrada do contribuinte, que se traduz na melhoria dos serviços prestados, na diversificação da receita e num melhor combate à fraude e evasão fiscal.
“A nação precisa de todos nós para ser capaz de dar resposta aos desafios do desenvolvimento económico e social, através do fomento da produção nacional, da arrecadação de receitas não petrolíferas e da diversificação da economia”, disse.
O vice-governador precisou que a apresentação do tema sobre Impostos Sujeitos à Retenção na fonte foi feito com a ideia de debelar dúvidas sobre o assunto, bem como reforçar a partilha de conhecimentos sobre a organização e funcionamento do sistema de arrecadação de receitas do Estado, e a identificação de estratégias para tornar mais eficiente a arrecadação de receitas comunitárias.
Fonte: ANGOP