O Instituto Nacional de Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) está a capacitar desde hoje (segunda-feira) os empreendedores e agentes económicos do município do Songo, a 40 quilómetros a norte da cidade do Uíge, com vista a habilitá-los em matérias ligadas a criação das pequenas e médias empresas e contribuírem para a diversificação da economia.
A sessão de abertura foi presidida pela administradora municipal do Songo, Adelina Alexandre Pinto, que destacou a importância da referida formação, segundo ela, veio num bom momento tendo em vista o engajamento de todas franjas da sociedade na luta para a diversificação da economia.
“Uma vez que o país vive um período de crise económica e financeira, com essas formações vamos diversificar a nossa economia. Diversificar a economia não somente na agricultura, mas temos diversas formas de a diversificar e exactamente uma delas é apostarmos na formação e coincidentemente, na questão de abertura de empresas, começamos com as pequenas e posteriormente às grandes empresas”, enfatizou.
Adelina Pinto admitiu que os primeiros empreendedores que beneficiaram da formação idêntica, hoje, já estão a despontar no mundo do comércio e alguns com pequenas empresas tão bem organizadas, pelo que chamou a a atenção dos formandos no sentido de acatarem melhor as matérias que serão ministradas durante os cinco dias de formação.
O município do Songo com uma extensão territorial de 2.800 quilómetros quadrados distribuídos em uma comuna, 13 regedorias, 81 aldeias, tem uma população de 62.362 habitantes.
Fonte: ANGOP