A Administração Geral Tributária (AGT) promove, nesta quinta-feira, em Luanda, um encontro metodológico com os Grandes Contribuintes, para abordarem diversos assuntos fiscais e aduaneiros.
Os participantes ao evento, que vai contar com um painel de oradores composto por especialistas nacionais e estrangeiros provenientes de Portugal, Moçambique e África do Sul, vão abordar temas ligados ao dossier de preços de transferência e tributação dos grupos e sociedades.
De acordo com uma nota da AGT, a que a Angop teve acesso, serão também abordados temas relacionados à gestão do contribuinte e perspectiva da reforma estrutural, com vista a ao cumprimento das obrigações tributárias e aproximar a AGT aos Grandes Contribuintes.
Para este evento, são aguardados representantes de empresas de grande dimensão, que efectuam operações com um certo grau de complexidade e elevado volume de negócios, nomeadamente, entre as quais, empresas público-privadas, instituições financeiras (bancos), companhias petrolíferas, diamantíferas e empresas de telecomunicações.
Uma reforma profunda tributária, pensada pelo Executivo, com o intuito de transformar o cenário da Administração Tributária até aqui vigente, está a ser concretizada pela Administração Geral Tributária (AGT), uma empreitada que vai tornar a relação com o contribuinte mais célere e eficaz, alargando a base tributária.
A instituição está a apostar no reforço e na formação dos recursos humanos, no apetrechamento das Repartições Fiscais e Postos Aduaneiros, a alteração da legislação tributária, actualização e automatização do sistema tributário.
A AGT é um órgão tutelado pelo Ministério das Finanças e tem como propósito, a modernização e reestruturação dos serviços prestados aos contribuintes, garantir a diversificação da economia e, sobretudo, potenciar a arrecadação de receitas não petrolíferas.