Começou ontem na Universidade Católica de Angola, em Luanda, o primeiro fórum global do empreendedor que vai decorrer até ao dia 18. O fórum é uma organização da Touch & Talk, em parceria com o Ministério da Juventude e Desportos, a Embaixada dos Estados Unidos em Angola e outras Instituições de cariz nacional e internacional

 

Sob o lema “Empreendedorismo, Acelera Angola”, no fórum, os participantes terão a oportunidade de encontrar investidores, consultores, formação, expositores, relatos de empreendedores e oportunidades de negócios grátis.

De acordo com o porta-voz do evento, José Carlos dos Santos, o fórum que será aberto pelo Governador de Luanda, Francisco Higino Lopes Carneiro, tem como objectivo falar do empresariado nacional, juntar oradores conceituados, trocar experiências, descobrir novos nichos de negócios em Angola, principalmente no empreendedorismo social.

A realização do fórum visa igualmente uma maior participação no fortalecimento do circuito de informação e conhecimento, sobre o tema “Empreendedorismo” e na criação de um eco-sistema forte e uniforme no domínio.

Consta ainda, entre as prioridades, cooperar na melhoria das capacidades de desempenho dos provedores de empreendedorismo público e privado, de empreendedores pertencentes aos grupos vulneráveis e de outros actores que intervêm no crescimento e desenvolvimento sustentável de Angola. Segundo o porta-voz do evento, este estará dividido em seis quadrantes, nomeadamente Governo, empresários, empreendedores, Bancos, investidores e os Mídia.

O fórum vai ainda permitir traçar linhas, conceber novas ideias de empreender e trabalhar sobre políticas de auto emprego, formação profissional, empreendedorismo nas universidades, liderança no trabalho, a saúde na terceira idade, a inserção de pessoas com necessidades especiais no emprego, auto-afirmação das mulheres.

“Para esta conferência foi-nos colocado o desafio de juntar o maior número de pessoas, tendo em conta que existem jovens com muitas ideias e vontade de entrar para os negócios, porém, muitas vezes há falta de oportunidades para levar o projecto adiante”, explica o responsável.

Para José Carlos dos Santos há a necessidade de financiamentos, trabalhar com as incubadoras no sentido de criar suporte da empresa até ganharem estabilidade para vingar no mercado. Acrescenta ainda que no evento serão abordados cinco painéis principais, nomeadamente juventude, educação, inovação, tecnologia, perfazendo um total de 40 subtemas.

“O fundamento é retratar o empreendedorismo nos dias actuais. Este fórum será o primeiro de muitos que vão acontecer”, explica. No evento serão debatidos temas como “aprender a empreender no Feminino, uma grande questão do Mundo de Trabalho em Angola; Economia criativa – Startups e Ressocialização através do Empreendedorismo; sistema educativo em Angola e o empreendedorismo; promoção, inovação e o empreendedorismo empresarial no meio académico; a cultura de empreendedora nas Universidades e outros temas.

Está prevista também uma exposição. Para as pessoas interessadas em participar no evento a entrada é gratuita (com inscrições limitadas ao espaço físico do evento), também se poderá assistir às actividades na íntegra através da Internet.

O fórum do empreendedor existe há 8 anos e é uma iniciativa do Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, e já teve lugar em 160 países do mundo, em simultâneo, este ano.

Leave a Comment