Um projecto do Banco Africano de Investimentos (BAI), denominado “Correspondente Bancário BAI”, foi apresentado hoje, terça-feira, em Saurimo, aos empresários locais, administradores municipais, e autoridades tradicionais.
Na ocasião, a coordenadora da unidade dos correspondentes bancários do BAI, Helena Farias, explicou que o projecto é um serviço que permite a qualquer pessoa/empresa, entre as suas actividades, actue também como agente intermediário entre o Banco e seus clientes finais.
O mesmo é acessível por sistemas informáticos simplificados, que permite aos seus clientes a possibilidade única de efectuarem operações bancárias com facilidade, rapidez e segurança, disse.
O projecto permite ainda ao correspondente bancário a abertura de conta, depósitos, levantamentos, transferências, adesão a cartão multicaixa, remessas de valores, depósito para poupança e pedido de crédito.
“O correspondente bancário facilita o acesso a banca, cuja abertura de conta tem como valor mínimo de 250 kwanzas e em termos de exigências documental o cliente pode até dirigir-se com a sua cédula e fazer a abertura de conta I”, explicou.
Informou que a oferta do banco engloba serviços para o apoio à tesouraria, remuneração pelas operações efectuadas e também soluções para pagamento a fornecedores nacionais e ferramentas adequadas para acompanhamento e controlo.
“ Queremos expandir este nosso novo serviço em todos os municípios do país, neste momento já contamos com correspondentes em 12 províncias disseminados pelos vários municípios, com vista a permitir com que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços bancário”, concluiu.