A docente angolana, Marinela do Amaral, considerou nesta quinta-feira, em Luanda, o uso de uma boa estratégia de comunicação como elemento fundamental na relação entre as comunidades, população e o banco central na gestão da crise financeira angolana.
De acordo com a economista, que dissertava na palestra sobre “O papel do banco central na gestão da crise financeira angolana”, organizada pelo Centro de Estudos e Investigação Cientifica da Universidade Católica de Angola, sublinhou que, em todo mundo, a comunicação do banco central é crucial para a informação da comunidade e da população.
Segundo a prelectora, nesta altura de crise, o banco central tem como dilema ou fazer o controlo da inflação ou salvar os bancos comerciais.
“Nesta altura de crise, tem um dilema ou fazer o controlo da inflação ou salvar os bancos. O senhor governador do BNA já anunciou que está a fazer um pacote de medidas para reestruturar a área de supervisão bancária, significa que está a robustecer aquela área que faz de facto a fiscalização dos bancos”, disse.
Afirmou que a reestruturação do sistema financeira num processo de crise não se pode fazer de um dia para o outro, atendendo a regulação do sistema financeiro.
Em relação ao Kwanza, numa situação de crise, a também economista entende que “numa altura que continuamos a ser dependentes do petróleo e dos diamantes, com a pauta de exportação muito rígida, não vejo a grande vantagem de uma desvalorização abruta do Kwanza”.