Uma fábrica de água mineral, denominada “Água na Paz”, será inaugurada este mês, no bairro Lumege – Pinto, 12 quilómetros a norte da cidade do Luena, anunciou hoje, terça-feira, o proprietário, Benjamim Afonso.
De capital privado, segundo Benjamim Afonso, o empreendimento com uma capacidade para produzir mil e 800 litros de água por hora, criou 15 postos de trabalho directo e 20 indirectos, contribuindo assim na minimização do emprego para os jovens daquela localidade.
Fez saber que a fábrica orçou 800 mil dólares americanos e ocupa uma área de 50 metros quadrados, comportando sectores de produçao de garrafas, enchimento, laboratórios, armazenamento e comercialização.
Falando à imprensa, Benjamim Afonso explicou que o produto acabado já está certificado pelo Instituto Nacional de Controlo de Qualidade Alimentar (INCQA), adstrito ao Ministério da Saúde e brevemente será comercializado aos consumidores, a preço único de 55 Kuanzas.
Para o testamento da qualidade do líquido a fornecer aos consumidores, acrescentou, a sua empresa enviou em Junho último, uma amostra à República da África do Sul, onde foi certificado nos laboratórios apropriados.
“Recebemos garantias de que a água oferece boa qualidade e brevemente vamos inaugurar a fábrica para iniciar as vendas”, referiu Benjamim Afonso, indicando que a água é proveniente de um furo artesiano de 200 metros de profundidade, situado a três quilómetros da margem do rio Lumege.
Manifestou a intenção da sua empresa em substituir gradualmente o produto importado, por outro de maior qualidade, fabricado em Angola (Água na Paz), garantindo rapidez na entrega domiciliar e atendimento personalizado.
Contribuir com as políticas de sanidade, para reduzir as doenças causadas pelo consumo de água inadequada e proporcionar elevado índice de aproveitamento da mão-de-obra local, constam nos propósitos da implementação deste projecto.