O Instituto Nacional de Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) atribuiu, este ano, capacitação a 60 mil empresas públicas e privadas no ramo da agricultura, indústria e empreendedorismo em todo país, informou o presidente do Conselho de Administração da instituição, António Francisco de Assis.

 

Em declarações à Angop, no Lubango, onde se encontra em trabalho, o responsável afirmou que as micro, pequenas e médias empresas foram formadas nas especialidades de como gerir o seu próprio negócio, como ser empreendedor, políticas de uma agricultura saudável e indústria.

De acordo com o interlocutor, a formação empresarial consta de pacotes de treinamento empresarial, com objectivo de cada uma destas empresas ajudar o executivo a impulsionar a economia do país e melhorar a qualidade de vida da população.

Este factor, continuou, permite que as empresas possam orientar-se devidamente no mercado, projectando ainda mais o treinamento empresarial com módulos relacionados com a formação empresarial, sua administração, constituição profissional rural, contabilidade básica e iniciação empresarial.

Além disso, o INAPEM ajuda o empreendedor a elaborar estudos de viabilidade, cujo financiamento é suportado pelo instituto (75% ou 100%), perante projectos inovadores, para conferir capacidade de gerir os seus negócios, bem como permitir a inserção de mais jovens no mercado de trabalho.

“O INAPEM desenvolveu ao longo deste período todo um processo de formação a vários níveis sendo que as cifras são bastantes elucidativas e isto demonstra que este sector está sempre pronto para trabalhar com o sector privado nos mais variados mais domínios”, disse.

O INAPEM tem como principal missão implementar estratégias e políticas de fomento empresarial, administrar fundos e dotações orçamentais à sua disposição, promover o desenvolvimento de todos os sectores da economia angolana.

É também o foco do INAPEM, orientar a cooperação internacional relacionada com o fomento empresarial e auxiliar tecnicamente o Ministério da Economia e potenciar as suas atribuições junto das micro, pequenas e médias empresas.

Leave a Comment