A maior dificuldade que identificamos em muitas pessoas que querem começar um negócio é a falta de ideias e o foco em obter dinheiro, afirmou o presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (Inapem), António Assis.

 

Em entrevista à Angop, hoje, segunda-feira, o gestor sustentou que muitos acorrem ao Inapem não para serem propriamente empresários, mas percebe-se que estão a procura de dinheiro.

“São coisas completamente diferentes. Obter dinheiro e pretender ser empresário”, comparou o entrevistado, acrescentando que muitos jovens que procuram a sua instituição não sabem o que querem fazer.

Para si, embora não sejam todos a apresentar esse quadro, a verdade é que há falta da estratégia da parte dos empreendedores, para se chegar ao objectivo.

Argumentou que a estratégia que os jovens utilizam é incorrecta e que isso tem a ver com a falta de formação e capacitação. “ Temos pressa em ter dinheiro, mas nos esquecemos que para isso temos que nos formar primeiro, estabelecer um conjunto de normas e procedimentos pessoais para chegarmos lá. E isso é a maior das dificuldades identificadas”.

António Assis defende que nem todos podem ser empresários por falta de capacidade e acrescenta que a forma de se sair da pobreza não é todos serem empresários.

“A forma de eu querer ter um carro bonito ou casa bonita não é ser empresário. Eu tenho que ter essa capacidade”, aconselhou António Assis.

Referiu-se também às manias de grandezas dos que querem começar a vida de empreendedor, salientando que alguns dizem que não têm os 10 porcento do valor total que os bancos exigem. Entretanto entende que esses deviam iniciar com o pouco ou associarem-se a outros para começar.” Mas muitos querem começar já grande”.

Leave a Comment