Desde a sua abertura em 2014, a Micro- Capital, instituição financeira não bancária vocacionada para a concessão de micro-crédito, concedeu- o a 1.100 empreendedores ligados a empresas e a particulares.
Há três anos no mercado de financiamento de micro-crédito, a MicroCapital já financiou cerca de 1.100 clientes no produto micro empreendedor, quer a empresas como a particulares, e conta actualmente com uma carteira de 1500 clientes, revelou a O PAÍS a directora da MicroCapital, Liliana Ferreira. De acordo com a directora de crédito, Jacqueline Serrato, apesar da actual situação de crise, há um crescimento significativo em termos de adesão aos créditos, sendo o mercado informal o que regista mais solicitações, com principal destaque para os vendedores do mercado do Kikolo, localizado no município de Cacuaco.
“Temos sempre solicitações de crédito, principalmente de pessoas que actuam no mercado informal, que já representam uma cifra de 30% da nossa carteira”, realçou. Liliana Pereira disse ainda que o crédito tem permitido o contacto das vendedoras com a banca, sobretudo na abertura de conta bancária, um dos principais objectivos da instituição. “O nosso principal objectivo é de contribuir para a redução da pobreza, na formalização da economia e contribuir para o aumento da taxa de bancarização no país”, esclareceu.
Com um financiamento de KZ 1 milhão, a instituição tem à disposição vários produtos de micro- crédito, quer para micro-pequenas e médias empresas quer para particulares. “Conseguimos financiamentos para clientes que pretendem abrir uma empresa, que já têm uma empresa, assim como para pessoas que estão no mercado informal e pretendem organizar-se”, garantiu Liliana Ferreira, acrescentando que a instituição fornece também micro-crédito a estudantes trabalhadores que têm propinas em atraso.
Liliana Pereira referiu que relativamente à documentação para a solicitação de micro-crédito, no caso das empresas, por exemplo, devem apresentar, entre outros documentos o custo de caixa, extractos bancários, informações de contas e historial de crédito. No que diz respeito aos particulares, devem apresentar a uma das agências da instituição uma cópia do bilhete de identidade, número de contribuinte, duas fotografias, declaração de serviço ou adiantamento de crédito de consumo feito com outra instituição de crédito e ainda o extracto bancário.