A Delegada provincial das Finanças do Bengo, Arlete de Sousa, incentivou hoje, quarta-feira, em Caxito, os pequenos e grandes empreendedores a aderirem ao Programa “Angola Investe”, para contribuírem no aumento da sua renda, arrecadação de receitas e na diversificação da economia.

 

Desde a sua abertura em Setembro do ano de 2012 , o Programa “Angola Investe” concedeu crédito a 19 empresas, das quais 11 implementaram os seus projectos na província do Bengo e oito em Luanda, fruto da divisão administrativa entre as duas regiões, disse a responsável durante uma conferência de imprensa sobre arrecadação de receitas e o programa Angola Investe.

Adiantou que o Angola Investe consumiu até ao momento 15 milhões de Kwanzas e as 11 empresas beneficiárias de crédito deste programa adjudicaram em projectos material de construçao civil, agricultura, pecuária e pescas, indústria transformadora e extractiva.

Arlete de Sousa explicou que os técnicos da delegação das finanças e vários organismos vocacionados a área económica têm trabalhado com estes empresários com vista a supervisionar os seus projectos e ajudar no estudo de viabilidade.

Informou que as empresas para aderirem ao programa “Angola Investe” devem possuir a certificação do Instituto Nacional de Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), cartão de contribuinte, apresentação do projecto de investimento nos sectores prioritários, como a agricultura, indústria, hotelaria e turismo.

Quanto a extensão do programa “Angola Investe” nos vários municípios que compõem a província do Bengo, revelou que o mesmo foi lançado em Fevereiro deste ano e existem muitas propostas que carecem apenas de estudos de viabilidade para a sua execução.

“Há pouca adesão de empresários no programa “Angola Investe”, mas o governo da província do Bengo e técnicos do sector das finanças estão a trabalhar no sentido de incentivá-los a aderir”, enfatizou.

A província do Bengo funciona com três postos de repartição fiscal, sendo dois no Dande (SIAC e Caxito) e um no município do Ambriz.

Leave a Comment