A aposta na formação técnico-profissional pode permitir à juventude angolana contrapor as dificuldades e melhorar a sua capacidade intelectual, afirmou o presidente do Conselho de Administração do Centro de Treinamento “Eriqueça”.

 

José Sumbula frisou que a formação profissional deve ser a prioridade da juventude, como forma de elevar o seu grau de intelectualidade e contribuir para o desenvolvimento do país.
Após a conclusão de uma determinada formação, é fundamental haver uma maior procura pelo mercado de emprego, “porque muitos jovens ficam à espera que o emprego vá ao seu encontro.”
O responsável realçou igualmente a necessidade de a juventude investir no empreendedorismo, tendo em conta a falta de postos de trabalho para atender ao número de pessoas que procuram por um emprego.
“No centro que dirijo, além do conhecimento teórico e prático, incutimos também os valores que um profissional deve ter aos nossos formandos. Ao longo deste ano, o centro encerrou com saldo satisfatório, porque tivemos adesão dos nossos serviços, graças ao empenho e à qualidade que o mesmo exige a partir dos seus colaboradores”, disse.
O responsável entende que mais iniciativas do género devem ser incrementadas no sentido de promover formações que permitam os jovens a obter uma profissão em curto período de tempo e obter um emprego em qualquer sector da economia nacional.
José Sumbula sublinhou que a formação em higiene e segurança no trabalho, gestão de conflitos, empreendedorismo e recursos humanos foram as mais solicitadas ao longo do ano, com mais de mil forindivíduos formados, um número que pode crescer nos próximos anos.

Leave a Comment