Três vencedores anuais do “Bankita Poupança a Crescer”, num universo de 39 depositantes em avaliação, receberam hoje, em simultâneo em duas províncias do país, os seus prémios pelas poupanças depositadas no Banco Keve.

 

Trata-se de dois vencedores da província do Cuanza Sul e um de Luanda, uma iniciativa de educação financeira do Banco Nacional de Angola (BNA), lançada em 2011, com os produtos “Depósito Bankita” e o “Bankita Poupança a Crescer”, que visa consciencializar a população sobre a importância e vantagem da canalização das poupanças individuais ou familiares no sistema financeiro.

Na província do Cuanza Sul foram contemplados Andália Nawimbo no Sumbe, e Miguell Pedro no Porto Amboim, enquanto em Luanda foi escolhido o cidadão Emanuel de Souza.

No âmbito do projecto do BNA, no sentido de aumentar o nível da população com contas abertas nas instituições financeiras, o Banco Keve e outros bancos comerciais assumiram o desafio lançado com vista a atingir este propósito.

O Deposito é uma conta constituída junto de uma instituição financeira bancária destinada a servir a população de menor renda.

Com a criação destes produtos pretende-se garantir à população o acesso a serviços mínimos bancários, incentivar o hábito de poupar ao mesmo tempo que se remunera e protege os seus recursos financeiros.

Ao falar à imprensa, na divulgação de prémio da Conta Bankita Poupança a Crescer, o assessor da comissão executiva do Banco Keve, António Direitinho, disse que o saldo acumulado é de AKZ 994 mil e 794 e uma taxa de juro de 7 porcento.

Existem dois tipos de Contas Bankita, um depósito à ordem cujo valor mínimo de abertura é de AKZ 100 e o máximo de AKZ 100 mil, valor ao qual a conta pode migrar para uma conta normal.

O depósito a prazo (Conta Poupança Bankita a Crescer) o seu valor mínimo de abertura é de AKZ mil e o máximo de AKZ 250 mil.

O primeiro e segundo classificados, do Cuanza Sul, receberam, respectivamente, uma motorizada no valor de 200 mil kw e um fogão no valor de AKZ 100 mil, enquanto o terceiro colocado da província de Luanda recebeu um kit de cozinha no valor de AKZ 80 mil.

Leave a Comment