O Ministério da Ciência e Tecnologia realiza de 31 de Janeiro a 1 de Fevereiro a primeira edição do “Fórum Futuro”, que tem por objectivo sensibilizar políticos e parceiros sociais sobre a importância da Ciência, Tecnologia e Inovação no desenvolvimento sustentável do país.

 

O evento decorre sob o lema “Impacto da Ciência, Tecnologia e Inovação no Crescimento e na Diversificação da Economia” e está inserido na Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que visa a inserção da Ciência, Tecnologia e Inovação na governação. O fórum tem como público-alvo deputados, membros do Governo Central e governadores provinciais, reitores, directores gerais de instituições de ensino superior e de investigação científica e desenvolvimento, docentes, investigadores, estudantes e empresários.
O fórum acontece numa altura em que o Ministério da Ciência e Tecnologia está apostado na expansão das TIC. Recentemente, o director-geral do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação, Manuel Homem, informou que cerca de três mil cidadãos em todo país vão, anualmente, ter acesso às novas tecnologias em função do projecto “Andando com as TIC”, que permite levar conhecimento às localidades remotas.
Inserido no Programa de Cooperação a União Europeia, o projecto tem como objectivo o fomento da inclusão digital e o da promoção dos serviços electrónicos com base nas TIC. Andando com as TIC prevê a disponibilização de duas viaturas equipadas com 15 computadores cada, acesso à internet, mesas e cadeiras desdobráveis, programas interactivos educacionais de matemática, geografia e ciências, jogos interactivos e aplicativos de uso geral.
O director do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação explicou que as unidades móveis vão estar fixadas nas províncias do Namibe e do Uíge. As viaturas já trabalharam em Benguela, Malanje e Cuanza Sul, na cobertura de projectos de massificação e inclusão digital, como Angola digital, Angola on-line e outros. O projecto disponibiliza condições para os cidadãos aderirem à utilização das novas tecnologias através de cursos de curta duração, acesso a conteúdos na internet ou a prestação de serviços públicos online com suporte da infra-estrutura existente.
Andando com as TIC é financiado pela União Europeia e pelo Instituto Camões e está enquadrado no Projecto de Apoio à Melhoria da Qualidade e Proximidade dos Serviços Públicos dos PALOP e Timor Leste – PASP/PALOP-TL.
O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, reconheceu o dever e a obrigação de cada vez mais promover-se o uso das tecnologias de informação e comunicação e que através deste instrumento facilmente pode-se levar os serviços às populações e o desenvolvimento na sociedade.
Na sua óptica, é importante que as pessoas saibam utilizar este projecto que está a desenvolver-se no sector.

Leave a Comment