O Director do Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), em Malanje, Carlos Quibuba, exortou quarta-feira, nesta cidade aos jovens da província, no sentido de pautarem por responsabilidade ao aderir ao programa de crédito Projovem.

 

O responsável que falava num encontro de esclarecimento do Projovem, promovido pelo FAJE (Fórum Angolano de Jovens Empreendedores), frisou que o referido programa é encabeçado pelo Ministério da Juventude e Desportos em colaboração com os Ministérios das finanças e da economia, daí a responsabilidade que o individuo acarreta ao aderir, devido as exigências do mesmo.

Explicou que o projecto abrange, quer os jovens que já tenham iniciado algum negócio, quer os que pretendem faze-lo pela primeira vez, devendo-se analisar minuciosamente as vantagens, por forma a evitar constrangimentos e em caso de adesão, contribuir no crescimento socioeconómico da província e do país em geral.

Por sua vez, o chefe do departamento da juventude da direcção provincial da Juventude e Desportos, Sérgio Ngola, precisou que, todos os jovens que queiram fazer parte do projecto, podem faze-lo desde que obedeçam os critérios estabelecidos pelo Executivo, que passam nomeadamente, por ser angolano com idade entre 18 e 40 anos e que tenham experiência ou formação profissional no que toca a negócios, entre outros requisitos.

Segundo disse, o projecto surge para facilitar e acabar com as dificuldades entre as entidades financiadoras, que são os bancos e os empresários, acrescentando que o controlo dos reembolsos será reforçado, tendo em conta os casos dos incumprimentos registados nos projectos anteriores do Executivo em que muitos jovens se furtaram das suas responsabilidades.

O Projovem, um programa do Executivo de âmbito nacional, é dirigido aos jovens empreendedores do país, visando apoiar as áreas de negócios ligadas à agricultura, pesca, pecuária, tecnologia de informação, comunicação e inovação, bem como o empreendedorismo cultural, industrial, hoteleira, comercio e prestações de serviços.

Participaram do encontro, membros do governo, entidades eclesiásticas, docentes, jovens empreendedores, estudantes, entre outros convidados.

Leave a Comment