Cerca de 60 por cento do produto interno bruto circula de “mão em mão” sem passar pelo sistema financeiro em Angola – estimou hoje, em Luanda, a PCA dos Correios de Angola, Maria Andrade, que indicou o Banco Postal como um dos lugares onde a população pode, agora, aplicar o seu capital.

 

Para a presidente do Conselho de Administração dos Correios de Angola, que falava no lançamento do Banco Postal “Xikila Money”, agora, com esta instituição, estes rendimentos “podem ser aplicados, retomando para população na forma de investimento de cunho social”.

Acrescentou que mais da metade da população economicamente activa não possui conta bancária, isso representa uma perda expressiva para a sociedade angolana, na medida que tais recursos, estando fora do sistema financeiro, não gerem negócio, não possibilitam o fomento em crédito e por sua fez limitam o crescimento do país.

Maria Andrade destacou que, neste banco, a soma dos pequenos valores pode ser transformada em milhares e milhões de Kwanzas, trazendo incontáveis benefícios para a sociedade, bem como para os correios.

De acordo com a PCA, a criação do Banco Postal vai ajudar a reduzir as desigualdades sociais, o crescimento económico do país e a melhoria da qualidade de vida dos angolanos com a inclusão ao sistema financeiro de forma fácil.

Em sua opinião, levar os serviços financeiros para as populações das pequenas cidades, municípios, comunas e pequenas localidades distantes dos grandes centros urbanos somente é possível através da infraestrutura dos correios e da sua equipa de colaborações, aproximando o público, maioritariamente das classes menos favorecidas.

Salientou que esse empreendimento busca a inclusão financeira das populações mais carentes, pelo que, a partir deste momento, Angola está a cumprir um dos objectivos primordiais da UPU (União Postal Universal) órgão das Nações Unidas que representam os interesses dos correios a nível mundial.

O Banco Postal é uma marca dos correios em todo mundo e nasceu da crescente necessidade em se prover de serviços financeiros de qualidade e simplicidade, fazendo valer a forte presença dos correios junto à população.

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