O administrador municipal do Púri, Pedro Cogi Zua, defendeu hoje, nesta circunscrição, a necessidade de mais empreendedores ligados a aquicultura, para o fomento da pesca.
Pedro Zua que defendeu esse interesse no final de uma visita a três projectos locais de peixes, no quadro do programa de encerramento da jornada de parteiras tradicionais e da família, disse que a circunscrição controla 38 criadores e 138 tanques repovoados, ao mesmo tempo que considerou existirem na localidade muitas baixas importantes para o desenvolvimento da aquicultura.
O responsável sublinhou que o governo trabalha junto das instituições bancárias para que os criadores de peixes possam receber créditos para alavancar a aquicultura na circunscrição.
Eliseu Manuel, criador na fazenda Mussagem, informou que, desde o ano de 2011, já comercializou mais de 14 toneladas de peixe, fruto de 37 tanques que possui, repovoados com 20 mil peixes.
Entretanto, o criador deplorou a falta de laboratórios e câmaras para conservação do pescado na localidade.
Já a directora da família e promoção da mulher no Uíge, Euladia Lambula Catenda, apelou às mulheres no sentido de se dedicarem a aquicultura para o combate a fome e a pobreza.
O município do Púri, 88 quilómetros à nordeste da cidade do Uíge, possui uma população estimada em 35.492 habitantes.