Sessenta jovens receberam hoje, em Ndalatando, Cuanza Norte, micro-crédito, disponibilizados pelo Banco Sol, no âmbito da implementação do programa de “Empreendedorismo nas comunidades”, numa cerimónia orientada pela administradora municipal do Cazengo, Leonor Lima.
Os jovens, formados em empreendedorismo pelo Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego (CLESE), beneficiaram de um financiamento no valor de 173 mil kwanzas cada, com um período para reembolso de 12 meses e três meses de graça, a uma taxa mensal de 1,67 porcento/mês.
Dirigindo-se aos beneficiários, a administradora municipal do Cazengo, Leonor Lima, salientou que o acto representa mais um impulso do governo aos jovens, visando a criação de pequenos negócios para o fomento do auto emprego.
Referiu que os jovens não podem esperar todos por um emprego na função pública, mas que os mesmos criem a cultura de serem patrões de si mesmos, através da criação de micro empresas para assegurar o sustento de suas famílias e o emprego aos demais.
Por sua vez, o coordenador nacional do programa de empreendedorismo na comunidade, António Agostinho Pereira, disse que a entrega do microcrédito se insere nas políticas activas de emprego através do programa de empreendedorismo nas comunidades.
Acrescentou que o programa visa essencialmente capacitar os jovens no domínio da gestão de pequenos negócios e ajuda-los a identificar as ideias e transforma-los em projectos concretos, contribuindo deste modo para a criação de uma classe empresarial jovem com conhecimentos, habilidades e atitudes que o permitem aproveitar as oportunidades que o país oferece.
António Agostinho Pereira informou que 78 mil e 264 jovens foram capacitados de 2012 a 2017, pelo Ministério da Administração, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), em gestão básica de negócios, através do programa empreendedorismo nas comunidades.
Trata-se de uma formação feita através do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional, no cumprimento do plano nacional de formação de quadros, por via dos 10 CLESEs existentes no país, precisamente, nas províncias do Huambo, Benguela, Cuanza Sul, Cuanza Norte, Malange, Uíge, Moxico, Lunda Norte, Huila e Cabinda.
Neste período, explicou, o Ministério desenvolveu diversos programas a nível do país, dos quais nove mil e 21 outros jovens beneficiaram de micro-créditos, num valor equivalente entre mil e cinco mil dólares, numa parceria com o Banco Sol, no âmbito de implementação do programa “Amigo do Sol”.
No mesmo período, três mil 336 jovens técnicos médios e licenciados foram capacitados nos mesmos centros.
Disse que o CLESE do Cuanza Norte estará sempre disponível para dar todo apoio técnico na gestão dos negócios, com vista a facilitar o cumprimento do plano de reembolso.
O programa de empreendedorismo na comunidade, promovido pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional do Ministério da Administração, Trabalho e Segurança Social, em parceria com o Banco Sol, é uma iniciativa do Executivo angolano lançado em Agosto de 2008, que visa potenciar iniciativas empreendedoras da juventude.