Cento e 50 jovens receberam na quinta-feira, na cidade de Malanje, os certificados dos cursos de empreendedorismo, contabilidade geral e informática, ministrados pelo Fórum Angolano de Jovens Empreendedores (FAJE), em parceria com o Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego (CLESE).

 

A formação visa auxiliar o governo de Malanje nas actividades voltadas ao auto-emprego e geração de renda no seio da juventude, sobretudo a empreendedora, e teve a duração de três meses.

Falando na cerimónia de entrega dos certificados, o governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, mostrou-se bastante satisfeito pela iniciativa do FAJE e do CLESE em munir os jovens de ferramentas e conhecimentos.

Fez saber que os novos empreendedores estão igualmente habilitados a criar os seus próprios negócios e a garantirem o auto-emprego.

Disse ser necessário que os jovens certificados começam já a dar os seus primeiros passos, procurando e criando empregos, em alinhamento a estratégia do governo que visa diversificar a economia.

Por sua vez, o coordenador provincial do FAJE, João Diogo Gaspar, disse que outros 150 jovens já matriculados vão, a partir de Setembro, beneficiar dos mesmos cursos.

Precisou que os jovens que frequentam os referidos cursos gozam de protecção especial, para a efectivação dos seus direitos económicos e sociais, sobretudo no ensino, formação profissional, cultura, segurança social e o acesso ao primeiro emprego.

De acordo com o responsável, a política da juventude tem como objectivo prioritário o desenvolvimento da personalidade dos jovens e integração na vida social do país.
João Diogo Gaspar agradeceu ao Governo Provincial de Malanje, pelo apoio prestado durante a formação dos jovens.

O CLESE é uma instituição pública do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTESS), enquanto o FAJE é uma organização juvenil de direito angolano, que se destina a promover actividades viradas ao empreendedorismo e auto-emprego no seio da juventude.

Actualmente, o FAJE controla 3 mil e 578 associados ao nível da província.

Leave a Comment