Quarenta e três mil Kwanzas é o valor que as mulheres processadoras de pescado da comunidade do Buraco (Talatona) e da praia do Cabo Ledo (município da Quissama), terão de pagar mensalmente, durante um ano , para liquidar uma dívida contraída pela recepção de um microcrédito avaliado em cerca de 500 mil Kwanzas .

 

Financiado pelo Banco do Comércio e Indústria (BCI), a entrega de microcrédito às mulheres tem por objectivo promover a melhoria e o aumento do pescado naquelas comunidades.
O director geral do Instituto de Desenvolvimento da Pesca Artesanal e da Aquicultura (IPA), Nkosi Luyeye, disse na cerimónia de entrega que o projecto de financiamento já gerou muitos empregos e abrangeu mais de 300 mulheres nas províncias de Benguela, Cuanza-Norte , Namibe , Zaire e Uíge.

Em relação a Luanda, o programa passa agora a beneficiar 35 mulheres nas comunidades do buraco, município de Talatona e 46 em Cabo Ledo, Quissama .
Quanto aos métodos de quitação da dívida, a administradora do BCI para área comercial, Maria do Carmo, explicou que apesar de não haver nenhuma agência do BCI nestas localidades a situação fica minimizada com o uso dos cartões multicaixas.

Leave a Comment