Os agentes económicos devem formalizar as suas actividades, com vista a proporcionar mais liquidez no sistema financeiro, exortou em Saurimo o chefe do departamento de serviços tributários da sétima Região Tributária, Augusto Caculo.
A exortação foi feita numa palestra, enquadrada no Programa Regional de Educação Fiscal.
Afirmou que a formalização da actividade contribuiria na transição da informalidade à formalidade das actividades dos agentes económicos.
Augusto Caculo sublinhou que as actividades dos agentes económicos têm relevância, por proporcionar o aumento da mão-de-obra e a colecta de receitas para o Estado.
Explicou que os agentes económicos e trabalhadores quanto mais formalizarem as sua actividades, mais ganham credibilidades de seus parceiros e maior mobilidade de negócios.
Lembrou que a informalidade económica contribui negativamente para a realização de investimentos nacionais e estrangeiro, retirando liquidez ao sistema financeiro.
Durante a palestra foram abordados temas relacionados à contribuição da AGT no Orçamento Geral do Estado (OGE), fontes de financiamento do poder local do estado, receitas comunitárias e combate das informalidades das actividades dos agentes económicos.