Uma denominada Feira da Poupança, com o objectivo de incentivar a população a ter “bons hábitos financeiros” na gestão do seu dinheiro foi aberta, segunda-feira, na cidade do Lubango, numa promoção da representação do Banco Nacional de Angola (BNA) na província da Huíla.
O evento, com duração de dois dias, decorre sob o lema “poupar e investir de forma segura” e enquadra-se na “semana da poupança”, em comemoração ao Dia Internacional da Poupança (31 de Outubro) e das festividades do 41º aniversário do BNA, a assinalar-se no próximo dia cinco de Novembro.
Na ocasião, a chefe de divisão dos estudos técnicos da instituição bancária, Eugênia Neves, em representação do delegado regional do BNA na província, Joaquim Neto, anunciou que na feira, entre outros produtose serviços, será disponibilizada a “conta banquita”, com vista a inclusão financeira para quem não tem a possibilidade de abrir uma conta formal num banco.
“Queremos incluir o máximo de cidadãos disponíveis no sistema financeiro, sendo esta a oportunidade para as pessoas obterem uma conta com um simples documento, como cartão de eleitor ou cédula”, sustentou, podendo a mesma ser aberta com valores apartir dos cem Kwanzas.
“Vamos passar igualmente folhetos as pessoa sobre o que devem poupar, como se faz o planeamento de um orçamento familiar e processos para fazer crédito”, acrescentou.
Salientou que as pessoas devem poupar tanto recursos monetários, como materiais, visto que ao economizarem um material, por exemplo, implicitamente estarão as pessoas a gastar menos dinheiro.
“Para que a poupança seja uma realidade é necessário que a população tenha conhecimento de maior compreensão na tomada de decisões de natureza financeira, como contrair empréstimos, gestão do seu orçamento familiar e planeamento das despesas”, considerou.
A “semana da poupança”, que teve início segunda-feira, vai até cinco de Novembro, e alberga ainda actividades lúdicas nas escolas, a fim de impulsionar a educação financeira nas crianças.
O evento conta com a parceria de alguns bancos comerciais, como o Banco Sol, Keve, Banco de Fomento Angola (BFA), entre outros que estão a expor os seus produtos e serviços.
O Dia Internacional da Poupança surgiu de uma ideia para promover a poupança a nível mundial em 1924, durante o I Congresso Internacional de Economia, realizado em Milão, Itália. A data serve para informar e evidenciar sugestões para a mudança de comportamentos enquanto consumidores de uma variedade de produtos e serviços.