Empresários da província do Cunene querem ser capacitados em matéria de elaboração de projectos, para obtenção de recursos financeiros, com vista a implementar novos negócios.
A preocupação foi expressa nesta segunda-feira durante um encontro entre a classe empresarial, que visou abordar aspectos relacionados à formulação de projectos no âmbito da nova política de investimento privado em Angola e da estratégia do Executivo para saída da crise económica que o país atravessa.
No encontro, o empresário Astério Hidinoa salientou que para os projectos de investimento sejam aprovados pela banca é necessário apresentar uma proposta bem estruturada, razão pela qual é fundamental apostar na formação dos empreendedores em matéria de elaboração de projectos.
Por sua vez, o chefe da classe empresarial do município do Cuvelai, Nemésio Serafim Difel disse ser várias as ocasiões em que os empresários elaboram e submetem projectos a várias intuições de investimentos que são indeferidos, devido à má sua estruturação.
Entretanto, o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Cunene, Francisco Bolet Salú, solicitou o apoio das instituições que trabalham nas acções de investimentos privado, no sentido de criar programas de formação os empresários locais, em termos de elaboração de projecto.
De acordo com o responsável qualquer processo de candidatura à linha de financiamento requer propostas bem estruturada, razão pela qual, urge a necessidade da formação da classe para que os programas da província sejam aprovados.
Por seu torno, o vice-governador para o sector económico, António dos Santos Candeeiro, enalteceu a realização do encontro cuja orientação se enquadram na implementação de medidas importantes que vão promover o desenvolvimento do sector produtivo, visando garantir a autossuficiência alimentar da população.
Fonte: ANGOP