Cada um dos negócios pioneiros tem como objectivo usar a inovação para criar uma mudança positiva na sociedade ou no meio ambiente. O impressionante grupo de negócios, que inclui a empresa angolana Habitec, são agora finalistas em The Venture, o concurso de empreendedorismo global do whisky escocês Chivas Regal, que tem como objectivo descobrir e recompensar os mais promissores empreendedores sociais do mundo.
Agora no seu segundo ano, The Venture recebeu cerca de 2,500 candidaturas de start-ups em 6 continentes, abrangendo um variado leque de problemas sociais e ambientais com soluções de negócio escaláveis e sustentáveis. Um finalista vai representar cada um dos 27 países participantes na Final de The Venture em Nova Iorque, em Julho, onde terão apenas 5 minutos frente ao painel de júris com o seu pitch para conseguir financiamento.
Os 27 finalistas demonstram a criatividade e a falta de experiência no seio da comunidade das start-ups, e a crescente paixão dos novos líderes empresariais em criar uma mudança positiva no mundo.
Em preparação para a Final, os finalistas viajaram até Oxford para participar na Semana de Aceleração criada pelo Skoll Centre for Social Entrepeneurship, integrado no mundialmente reconhecido Saïd Business School, na Universidade de Oxford. Durante 5 dias de aprendizagem intensiva, os finalistas vão receber formação em liderança e apoio na preparação para a elevada exigência que o pitch de Julho vai exigir. A semana involve peritos experientes e mentores inspiracionais recrutados pelo Skoll Centre.
De 9 de Maio a 13 de Junho, o público vai poder apoiar o seu finalista favorito. Ao longo de 5 semanas, o voto do público vai determinar como os primeiros 250,000 mil dólares em financiamento serão divididos pelos finalistas. Os restantes 750,000 mil dólares em financiamento serão atribuídos na Final de The Venture em Julho, em Nova Iorque, após um pitch frente aos júris de The Venture.
Para saber mais sobre cada um dos finalistas de The Venture, visite as suas páginas em www.TheVenture.com.
O Finalista de Angola:
MERCADO: Angola
EMPRESA: Habitec
NOME DO FINALISTA: Felisberto Capamba
CARGO: Co-Fundador
BREVE DESCRIÇÃO: A Habitec usa eucaliptos para produzir mobiliário, como secretárias, cadeiras e outras peças de madeira para as escolas de Angola. As comunidades locais estão envolvidas na replantação de novas árvores, e 20% da sua força laboral é constituída por ex-combatentes da guerra com incapacidades físicas. Grande parte dos seus funcionários encontraram o seu primeiro emprego com a Habitec.
Fonte: Platinaline