A Comissão do Mercados de Capitais (CMC) prevê, durante o mês de Maio, intensificar as palestras sobre a importância da instituição aos estudantes do ensino superior, informou hoje, sexta-feira, o director do departamento de Comunicação e Apoio ao Investidor, José Matoso.

Ao falar à imprensa, após o Workshop sobre o Mercado de Capitais em Angola, o responsável disse que os estudantes actuais serão posteriormente os participantes do mercado, nas vestes de operadores e investidores e precisam de uma base de conceitos que os permita no futuro dominarem o sector.

Por isso, afirmou que as palestras serão intensificadas igualmente em escolas do ensino primário, secundário, médio, instituições públicas e privadas – factor relevante para uma maior divulgação dos serviços da CMC.

José Matoso explicou que o objectivo primário da Comissão do Mercados de Capitais é promover o sector e neste sentindo a avaliação sobre as actividades desenvolvidas é positiva, tendo em conta um maior envolvimento por parte da sociedade no tema (mercados de capitais).

O director do departamento de Comunicação e apoio ao Investidor da CMC, disse igualmente que as pessoas percebem que necessitamos de diferentes formas de financiamento para nossa economia deixar de depender do sector petrolífero, diversificar e fortalecer a economia com sectores como agricultura, pesca, indústria, turismo e empresarial.

Na mesma senda, o director do Departamento de Estudos e Análises da CMC, Emílio Londa, afirmou que actualmente o país tendo em vista a crise financeira e económica que enfrenta, precisa de um mercado de capitais capaz de mudar o quadro.

Este mercado de capitais, prossegui Emílio Londa vai permitir que o processo de concessão de grande e pequenos créditos seja mais eficiente, transparente e célere para inviabilizar os projectos de investimentos das empresas.

As estudantes do Instituto Superior de Ciência da Comunicação, Whitney Carlos e Eunice Sebastião, ambos do segundo ano, no curso de ciência de informação, elogiaram a iniciativa da CMC por passar-lhes informações sobre normas da instituição que regem o controle do progresso das actividades económicas.

O evento, que ocorreu no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), onde foram abordados temas como “O papel do mercado de capitais na recuperação da economia”, “O papel da comunicação social no mercado de capitais”, contou também com a presença de docentes universitários e economistas.

Fonte: ANGOP

Leave a Comment