A representação da Administração Geral Tributária (AGT) lançou hoje, segunda-feira, no Lubango, província da Huíla, um programa regional de Educação fiscal, com vista a um relacionamento transparente e harmonioso entre a entidade e o contribuinte, tornando-os mais informando e atento.
Em declarações à imprensa, o director Regional da 5ª Região da Administração Geral Tributária, que corresponde as províncias da Huíla e Namibe, Garcia Afonso, disse que com o programa está a ser promovido o cumprimento voluntário das obrigações fiscais, através do conhecimento da legislação fiscal e aduaneira.
Garcia Afonso explicou que o imposto tem um poder real e imensurável, porque dele depende o sucesso do futuro da humanidade e que não se chegará longe sem tributos, pois que todas as grandes conquistas das civilizações humana, só foram possíveis graças à riqueza acumulada com os impostos.
“E é pensando nisso que estamos aqui, porque nesta travessia e, na reinvenção das novas fontes de financiamento à economia, o vosso e o nosso papel será fundamental, sobretudo na sensibilização das pessoas e no exemplo que temos que dar como líderes”, enfatizou.
Participaram no acto directores provinciais, chefes de departamentos, administradores municipais, autoridades tradicionais, representantes de instituições bancárias, entidades religiosas e partidárias.
A AGT é uma pessoa colectiva de direito público que integra a administração indirecta do Estado, que goza de personalidade e capacidade jurídica e é dotada de autonomia administrativa, regulamentar, patrimonial e financeira, da superintendência do Ministério das Finanças e congrega as repartições fiscais, delegações aduaneiras, postos aduaneiros e postos fiscais.
Fonte: ANGOP