Na ocasião, o presidente da Associação dos Empreendedores de Angola, Jorge Baptista, destacou que a competência e o nível de conhecimento sobre o mercado, constituem os factores principais para o sucesso de qualquer negócio.
O formador explicou que para abrir um negócio é necessário que se tenham seis métodos fundamentais, como a reflexão sobre as habilidades, a colocação no papel de tudo quanto será necessário, busca de investidores, investimento no marketing e no “networking”, bem como a especialização.
Jorge Baptista referiu que o primeiro passo do estudo de viabilidade do negócio tem haver com a criação de um plano de negócios, pois é importante que o empreendedor simule até quando conseguiria tocar a empresa, sem no entanto, recorrer ao capital externo.
“É importante saber que as empresas podem crescer com recursos próprios, todavia, se o resultado não ser o mais favorável possível é importante que encontre outras soluções, visando o crescimento do negócio”, realçou.
Na sua visão, é indispensável colocar os custos no papel para que o endividamento não interfira no planeamento e no crescimento do negócio, que, por sua vez, tem levado muitas empresas à falência, sem cumprir com esses pressupostos primários.
Jorge Baptista incentivou a classe empresária do Huambo no sentido de iniciar a vender um produto sem ter uma loja fixa, através da aposta na internet e nas redes socais de forma inteligente.
“Esta forma, permite que o negócio nasça com uma clientela considerável, além de trocar informações com outros empresários sobre o mercado e detalhes de como lidar com as vendas negócio no dia-a-dia, utilizado a internet e as redes socais”, destacou.
Fonte: ANGOP