Associação dos empresários de Luanda realiza nos dias sete e oito de Julho de 2016 o seu Primeiro Congresso provincial com vista a traçar estratégias para implementação do programa de diversificação da economia.

O facto foi anunciado hoje,quinta-feira, pelo presidente da agremiação, Francisco Viana durante um encontro com os empresariados do município de Belas com vista a preparação e recolha de contribuições para o evento provincial.

O responsável referiu que o tempo difícil que marca a economia do país não se resume unicamente na queda do preço do petróleo mas na forma como esta organizada a economia angolana.

Disse que o facto de na economia passada tudo depender do Orçamento Geral do Estado (OGE) que por sua vez dependia do petróleo, causou uma grande ruptura na economia , tornando-a estática sem nenhuma competitividade.

Afirmou que é o momento de estabelecer uma economia rendeira mais competitiva, entrar numa nova era, aproveitando a crise para criar mecanismos nacionais, deixando de depender do estado criando parceiras.

Disse que o Congresso previsto para dois, juntará um conjunto de consultores grátis para o estado , na recolha de contribuições para melhorar a situação financeira do país.

Para tal terão com temas em discussão, a modernização e funcionamento do sistema financeiro angolano, agronegocios alternativas imediatas desenvolvimento da agricultura, investimentos estrangeiros e parcerias empresariais.

No segundo dia os participantes falarão também da substituição das importações e programas dirigidos, turismo, cultura e desporto , assim como o tema made in Angola os desafios da competitividade, contratação pública e formação e capacitação para a competitividade.

Fonte: ANGOP

Leave a Comment