O certame visa igualmente esclarecer aos estudantes sobre os métodos de poupança, como empreender, racionalizar os gastos, aderir ao sistema bancário, importância da educação financeira, decisões financeiras, entre outras questões.

Os participantes serão também informados sobre estratégia de expansão do BCI e uso das tecnologias na gestão das transações bancárias realizadas de forma remota (casa, escola, escritório entre outros lugares).

Na ocasião, o administrador do BCI, Leão Peres, explicou que o workshop tem como objectivo sensibilizar os jovens sobre a importância da abertura de conta bancária, concessão de credito, bem como informá-los sobre os métodos de investimentos, empreendedorismo e como gerir negócios.

Segundo ele, a educação financeira é um factor determinante no aprofundamento e estabilidade do sistema financeiro, porque promove iniciativas de informações financeiras, envolvendo definição e execução de estratégias para a inserção consciente da população no processo.

Leão Peres acrescentou que a educação financeira visa igualmente aumentar a literacia ao nível do conhecimento financeiro para que as pessoas tenham conhecimento sobre assuntos económicos, permitindo que os mesmos consigam usar os recursos financeiros de forma responsável e consciente, para a melhoria da qualidade das suas vidas.

Participam do certame alunos do Instituto Superior Politécnico, empresários, comerciantes, representantes da sociedade civil, alguns membros do governo local, entre outras individualidades.

Fonte: ANGOP

Leave a Comment