O director do projecto de educação financeira do Banco Nacional de Angola (BNA), Avelino dos Santos, destacou hoje (quarta feira), em Malanje, a importância do projecto de inserção de literacia financeira no sistema de ensino, pois permite aos alunos manter o equilíbrio das suas receitas, planeamento das despesas e ganhar a cultura de fazer poupanças.
“Os cidadãos devem adquirir competências financeiras nas suas vidas o mais cedo possível e a escola desempenha um papel fundamental neste processo”, disse, acrescentando que pretende-se com essa iniciativa, ampliar o grau de gestão de recursos financeiros dos jovens e da população em geral, bem como proporcionar a estabilidade do sistema financeiro sustentado pela actividade económica do país.
Precisou que o projecto de literacia financeira, uma iniciativa do Ministério da Educação e do BNA, será integrado no programa curricular das disciplinas de Matemática, História e Línguas Portuguesa, Inglesa e Francesa da 7ª a 12ª classes, nas escolas do país.
O projecto é financiado pelo Banco Nacional de Angola e executado pelo Ministério da Educação e a experiência piloto vai abranger uma escola da 7ª a 12ª classe, em cada uma das províncias de Malanje, Cuanza Norte, Luanda, Bengo, Uíge, Cabinda, Lunda Sul, Lunda Norte e Cabinda.
A acção formativa de carácter regional está a ser dirigida a professores das províncias abrangidas, a fim de os mesmos ministrarem as matérias junto dos seus alunos, nomeadamente noções de literacia financeira, noções de orçamento pessoal e familiar, a história das moedas e dos bancos, serviços e produtos que os bancos têm, sistema bancário e as suas operações, prevenção da fraude, decisões de compras e de consumo, entre outras.
O evento conta com a participação de 61 professores do II e II ciclos proveniente das 9 províncias e é abrangente a outros quadros da direcção provincial da educação e do BNA.
Esta é a terceira fase de implementação do projecto e se consubstancia para além da formação, no lançamento do projecto-piloto, que abrange a monitorização e a avaliação permanente do processo.
A primeira e a segunda fases se consubstanciaram na estruturação metodológica e no desenvolvimento dos conteúdos a se transmitir aos alunos.
Fonte: ANGOP