A semana global do empreendedorismo que está a decorrer na Universidade Católica de Angola (UCAN), de 14 a 18 do mês em curso, junta empresários de sete países e tem como finalidade reunir empreendedores e trazer ideias inovadoras e geradoras de emprego
Na sua intervenção no acto que marcou a abertura do evento, o vice-governador de Luanda para o Sector Económico, José Serqueira, referiu que “é gratificante o esforço para aumentar o empreendedorismo no País”.
Segundo o responsável, o Plano de Desenvolvimento de Luanda 2013/2022 já incorpora áreas referentes ao empreendedorismo, nomeadamente para o sector produtivo. José Serqueira reconhece que o empreendedorismo não tem idade, porém, afirma que é na juventude onde está o foco principal.
“No tempo de carência de emprego como se vive nos dias de hoje, o empreendedorismo constitui um factor para o auto-emprego e estimula a economia, a melhoria das empresas e instituições existentes, para colocar o país na senda do crescimento”, disse o governante.
Sublinhou que é desejo do Governo de Luanda que surjam mais empreendedores, no sentido de se reduzir a taxa de desemprego. Por isso, disse que o GPL apoia muitos dos potenciais empreendedores com bons programas para apresentarem e serem contemplados. No evento estão presentes países como o Botswana, África do Sul, Estados Unidos da América (E.U.A), Côte d’Ivoire, Togo, Letónia e Nigéria, que estão a trocar experiências para desencadear ideias e identificar oportunidades
A encarregada de negócios da Embaixada do E.U.A em Angola, Constance Arvis, referiu que os empreendedores têm um papel importante na busca de soluções para acelerar o crescimento económico e o desenvolvimento social nas suas reapectivas regiões.
“Há menos de duas semanas o presidente Barack Obama proclamou Novembro como o mês nacional do empreendedorismo”,
disse, para realçar a importância deste segmento nos Estados Unidos da America. Acrescentou que os empreendedores são pessoas que investem tempo, talento, dinheiro e estratégias. O Dia Nacional do Empreendedorismo é celebrado no dia 15 de Novembro.
O PCA da Touch & Talk, José Carlos dos Santos, referiu que o Fórum do Empreendedor vai servir para a troca de experiências, identificar oportunidades no país, diálogo construtivo para a questão transversal e global do empreendedorismo como fonte de mudança em todas as nações.
“Na Semana Global do Empreendedorismo mostraremos ao planeta o quão criativos e inovadores são os empreendedores nacionais, que pensando em grande estão a construir e a transformar o nosso país, tornando-o numa referência mundial”, disse. Segundo o responsável, o fórum Global do Empreendedor é um evento que ocorre em cento e sessenta e nove (169) países simultaneamente.