Duas repartições fiscais foram inauguradas no sábado, nos municípios da Ganda e Cubal, com vista a facilitar o acesso da população aos serviços públicos.

 

Inauguradas pelo ministro das Finanças, Archer Mangueira, no quadro da realização do Conselho Consultivo no Lobito, as repartições possuem agências bancárias.
O delegado provincial das Finanças em Benguela, Miguel Bento, enalteceu o empenho do Executivo na simplificação das cobranças de rendas resolúveis, do imposto predial urbano e outras contribuições.
“A nível da província de Benguela, existem contribuintes conscientes, responsáveis e tudo corre dentro da normalidade, tendo cidadãos que gostam de participar no aumento das receitas no país”, disse.
Miguel Bento anunciou que, depois da Ganda e Cubal, os serviços da Administração Geral Tributária (AGT) passam a funcionar nos municípios da Baía Farta e Catumbela.
Por seu lado, o director regional da AGT, Osvaldo Macaia, frisou que, doravante, os operadores económicos do município da Ganda já não necessitam de se deslocar à cidade de Benguela para cumprir as obrigações fiscais.
Osvaldo Macaia revelou que a Administração Geral Tributária vai iniciar a transferência do registo, na Repartição Fiscal de Benguela, dos 5.000 contribuintes residentes na Ganda. Alguns agentes económicos abordados pela Angop consideram imprescindível a criação destes serviços, para evitar que os contribuintes sejam obrigados a percorrer mais de 200 quilómetros para cumprir as obrigações fiscais.
Júlia Adelino e Moisés José, agentes da rede retalhista e hospedaria, consideram um benefício a instalação dos serviços da AGT na localidade, pois “vai facilitar o pagamento de impostos sem maiores deslocações e custos”.
A inauguração da Repartição Fiscal na Ganda pelo ministro das Finanças, Archer Mangueira, contou com a presença do governador da província de Benguela, Isaac dos Anjos.
A antiga delegação das Finanças no município da Ganda, inaugurada antes da proclamação da Independência Nacional, foi destruída em 1989 durante a guerra.

Leave a Comment