Cento e vinte e quatro jovens, formados em empreendedorismo, pelo Centro de Formação Profissional de Caxito, receberam terça-feira, do microcrédito denominado “Sol Amigo”, no quadro do Programa de Cidadania, Emprego e Empreendedorismo na Comunidade.

 

Cada beneficiário recebeu um microcrédito no valor de 174 mil kwanzas que será reembolsado em nove meses, após um período de carência de três.

O ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto, que fez a entrega simbólica, elogiou, na ocasião,a parceria existente entre o Banco Sol e a instituição que dirige e lembrou que, nos anos 90, o índice do desemprego no país era alto, mas o Executivo criou mecanismos e políticas para formar jovens e oferecer microcréditos para implementarem projectos, visando alterar o quadro.

Explicou que os créditos têm ajudado os pequenos empreendedores a melhorar a sua vida, a diminuir a fome e a pobreza nas famílias, afirmando que o projecto atingirá oportunamente outros municípios, comunas e aldeias de maior concentração populacional.

Por seu turno, o presidente do Conselho da Administração do Banco Sol, Coutinho Nobre Miguel, apelou aos jovens beneficiários a fazerem estudos profundos sobre o tipo de negócio a implementar e aquele que mais rápido reembolsar os valores poderá receber um acréscimo de cinco mil dólares.

A formação teve a duração de 10 dias e consistiu em matérias relacionadas com o empreendedorismo e empresariado, aspectos do mercado, análise crítica e plano de negócios.

A cerimonia foi testemunhada pelo governador do Bengo, João Bernardo de Miranda, vice-governadores, distintos membros do governo e técnicos seniores do MAPTSS.

Leave a Comment