35.487 agentes económicos, em Luanda, foram sensibilizados sobre a aplicação correcta dos recursos financeiros de crédito e boa cultura bancária, no âmbito da campanha “Diversificar” do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), iniciada em Julho último.

 

O facto foi revelado esta quinta-feira, em Luanda, pelo supervisor de equipa de sensibilização desta campanha, Carlos da Silva, tendo afirmado que estes dados foram registados no período de 5 de Julho a 1 de Setembro do corrente ano, no qual englobou igualmente a sensibilização de quatro mil estabelecimentos comerciais e 67 instituições públicas e privadas.

O responsável que falava à imprensa, no final do Workshop de apresentação do programa aos funcionários do Ministério dos Transportes, referiu que a campanha tem por objectivo incutir nos clientes uma boa cultura bancária e mitigar questões dos créditos mal parado.

Segundo o supervisor, a campanha, que tem como meios de actuação a sensibilização de rua, instituições e estabelecimentos comerciais, já atingiu uma cobertura de 90 porcento na província de Luanda, perspectivando a expansão para o resto do país, nos próximos dias.

Alinhada às iniciativas de educação financeira do sector bancário, o BDA pretende com esta campanha, estabelecer uma ligação directa entre a aplicação correcta dos recursos do crédito ao investimento à capacidade para o reembolso, assim como a continuidade da disponibilidade de novas oportunidades de crédito.

A acção visa ainda influenciar os agentes económicos a adoptarem as boas práticas que promovem investimentos sustentáveis, garantem o aumento da oferta de bens e serviços para o mercado interno e para a exportação, bem como a criação de empregos permanentes e garantia do retorno do crédito ao banco.

Com um pendor didáctico, utilizando folhetos e um vídeo animado sobre o processo de diversificação da economia, os agentes cívicos estão a explicar aos empresários, empreendedores e outros cidadãos, o contributo que o BDA pode dar para a diversificar a economia do país, concedendo financiamentos àqueles que sejam capazes de criar emprego e garantir o aumento da produção interna de bens e serviços.

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