Uma jornada de sensibilização sobre cidadania financeira foi promovida esta segunda-feira, em Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) em parceria com o Conselho Nacional da Juventude (CNJ).
O certame tem por objectivo influenciar os agentes económicos a adotarem boas práticas para a promoção de investimentos sustentáveis que garantam o aumento da oferta de bens e serviço para o mercado interno e para a exportação.
O evento inserido na campanha “Diversificar” do BDA, em curso, em todo o país, destina-se a promoção de um empreendedorismo sustentável, visando a utilização correcta dos financiamentos disponibilizados pela banca, segundo o líder dos agentes de educação cívica do projecto, Hélder Fernando, durante a apresentação do programa aos cidadãos da província.
Apontou igualmente a capacidade para reembolsar o capital cedido na creditação e a continuidade da disponibilidade de novas oportunidades de crédito criando, para o efeito, empregos permanentes e garantindo o retorno do capital investido, como outros dos objectivos do projecto.
Hélder Fernando adiantou que a campanha “Diversificar”, lançada em Luanda no dia cinco de Julho último, visa também promover e reforçar o conceito do círculo virtuoso da economia, como modelo de uma conduta responsável relativamente ao reembolso dos créditos concedidos pela banca.
Revelou que desde o lançamento da campanha, 56 mil, 128 cidadãos das províncias de Luanda, Bié, Huíla e Namibe foram sensibilizados sobre a cidadania financeira.
Durante três dias, sob um pendor didáctico utilizando folhetos, cartilhas e vídeos animados sobre o processo de diversificação da economia, os agentes cívicos explicarão aos empresários, empreendedores, estudantes e cidadãos em geral, o contributo que o BDA pode dar para a diversificação da economia do país e a responsabilidade dos agentes económico nesse processo.
Na abertura do evento, José Alberto Quipungo, referiu que a diversificação da economia do país tem sido um dos principais objectivos do governo angolano no sentido de aumentar a produção interna, visando a criação de excedentes para a exportação, assim como a criação de produtos básicos para a alimentação da população para o seu bem-estar e a auto-suficiência do país.
Por seu turno, o presidente do Conselho Provincial do Cuanza Norte da Juventude, Anselmo Manhy Taveira José, referiu que a campanha será extensiva em todos os municípios e comunas da província no sentido de os cidadãos compreenderem melhor a necessidade da diversificação da economia e os financiamentos do BDA.
Assistiram a abertura da campanha, membros do governo, administradores municipais, membros de associações juvenis, autoridades tradicionais, empresários, empreendedores e comerciantes.