Micro-crédito para comprar material de pesca e consequentemente aumentar os níveis de captura do pescado é a principal necessidade manifestada hoje pelos pescadores artesanais da localidade da casa Branca, comuna do Quicombo, província do Cuanza Sul.

 

Os pescadores acreditam que, se receberem apoio do Ministério das Pescas assim como acontece com os da província do Zaire, a actividade piscatória na região será melhorada e haverá um incremento na captura do pescado.

A propósito da falta de material, Manuel Teixeira, pescador há mais de 20 anos, disse que a falta de financiamento está a condicionar o aumento dos níveis de captura, recuperação de algumas embarcações, bem como a aquisição de material de pescas.

Acrescentou que é necessário que o departamento das pescas apoie os pescadores para que possam sustentar as suas famílias, obterem rendimentos e contribuir para a melhoria da dieta dos cidadãos.

Por sua vez, Januário Cambeje , pescador a 35 anos, explicou que aguardam apoios do governo da província do Cuanza Sul e do Ministério das Pescas, visto que para aumentar os níveis de captura do pescado é necessário que se dê mais incentivo.

Disse que a exemplo das províncias do Zaire e Cabinda, o órgão de tutela também deve prestar atenção a pescadores do Cuanza Sul.

Cândido Almeida, outro profissional de pesca há 40 anos, disse que o elevado preço de das redes, anzóis, chumbos, bóias, botas, embarcações e motores, no mercado local, tem impedido o aumento da captura do pescado.

Salientou que os pescadores devem ser potenciados com material ou financeiramente para que possam aumentar a captura e pagar os seus impostos e a divida ao credor.

Leave a Comment